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Arquitetos: RO_AR Szymon Rozwalka architects
- Área: 331 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Viola Hertelová
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Fabricantes: Artemide, Asilo, Brokis, Ceramica Vogue, Delta Light, Entra, Ragno, Schüco, TON, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação proposta está localizada na fronteira de dois mundos diferentes: o urbano e o natural. Do lado noroeste do terreno há o bio-corredor que se estende ao longo do riacho Dalejský, em Praga, República Checa. O corredor é realçado pela exposição distinta das Rochas Hlubočepské. O espaço urbano circunda o terreno nos lados sul e leste. É um desenvolvimento caótico e aleatório, muitas vezes afetando negativamente o valor do terreno projetado. A forma e a disposição espacial da casa são uma resposta direta a este contexto.
Por um lado, o projeto da casa busca estender o contexto natural para o interior do terreno e seus espaços construídos. Por outro lado, a casa é separada do 'mundo urbano', tornando-se um corpo abstrato que, pela sua forma e escala, corresponde às rochas no entorno. Ao mesmo tempo, a sua forma aborda a necessidade de iluminação adequada dos ambientes, o “desafio da entrada 'estreita' e a localização problemática da edificação vizinha no limite sul do terreno.
Nas primeiras etapas, projetamos uma edificação criada pelo método de deformação do lote. O terreno deveria transitar suavemente do lado noroeste para uma colina artificial na qual a casa seria posicionada. Do lado sudeste, a “colina” deveria ser rebaixada, o que permitiria a criação de um pátio de entrada sob o volume marcado por uma geometria retangular diferente.
Devido à necessidade de limitar o orçamento, foi necessário reduzir significativamente a edificação proposta anteriormente. Decidiu-se pelo método arriscado de cortar diretamente elementos “desnecessários”, o que deveria afetar significativamente o resultado final. Tal corte deliberadamente primitivo e direto resultou em alguns efeitos surpreendentemente bons, mas outros nem tanto.
As alterações envolveram quase exclusivamente o orgânico, a parte posterior do volume, e pouco afetaram os espaços interiores que, segundo o conceito original, foram criados pelo embate entre duas geometrias: a orgânica e a retangular.